quinta-feira, 1 de novembro de 2012

67º Curso de Observadores Militares


 

Alunos do 67º Curso de Observadores Militares realizado na Alemanha

 
Criar um ambiente multinacional, para contribuir com a formação de Observadores Militares, que poderão ser empregados em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, foi um dos propósitos do 67º Curso de Observadores Militares, conduzido pelo German United Nations Training Centre, localizado na cidade de Hammelburg, Alemanha, no período de 24 de setembro a 12 de outubro.
O curso contou com a participação de militares oriundos de 14 países, dentre os quais dois Oficiais da Marinha do Brasil.
Participaram como instrutores 11 militares, sendo três alemães e oito estrangeiros, dentre eles o Imediato do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) José Luiz Corrêa da Silva, que ministrou instruções teóricas e práticas sobre relações com a mídia, análise de crateras, princípios fundamentais das missões de paz, trabalho em parcerias com organizações governamentais e não governamentais e direito humanitário internacional aplicado às missões de paz, que constituem módulos do treinamento básico, segundo as diretrizes emanadas pela ONU, sob a forma dos “Core Pre-Deployment Training Materials (CPTM)”.
Dos 20 alunos, metade era de Oficiais das Forças Armadas alemãs. Dentre os 10 estrangeiros, o instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Capitão-Tenente (FN) Luiz Lima, pôde, nessa oportunidade de intercâmbio, colher ensinamentos que servirão de subsídios para o aprimoramento do Curso para Observadores Militares da ONU ministrado no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu