quarta-feira, 8 de junho de 2011

Irã anuncia envio de esquadra de submarinos ao mar Vermelho



O Irã anunciou nesta terça-feira ter enviado, pela primeira vez, seus submarinos para uma missão em águas internacionais, no mar Vermelho.

O operação é parte de um esforço de Teerã para se tornar uma potência militar regional e mostrar ao ocidente seu poder naval, depois de um atualizações tecnológicas em sua marinha e nos sistemas de defesa antiaérea.

A agência de notícias Fars, ligada ao governo, afirmou que o objetivo da missão é coletar dados em águas internacionais e identificar navios de outros países.

O país não forneceu informações sobre o número de submarinos que compõe a esquadra usada na operação, nem suas características.

No ano passado, Teerã comissionou três submarinos de fabricação russa da classe Kilo. Eles são de médio porte e alimentados por motores a diesel e baterias elétricas.

O país também possui quatro minisubmarinos da classe Ghadir operados por pequenas tripulações para ataques em águas pouco profundas.

Eventuais operações de detecção e combate contra submarinos exigiriam uma mobilização de grandes proporções de embarcações e aeronaves por parte das potências ocidentais.

Mesmo assim, o Pentágono divulgou nota nesta terça-feira afirmando que a manobra iraniana "não preocupa" os Estados Unidos.

O episódio semelhante aconteceu em fevereiro, quando dois navios de guerra iranianos cruzaram pela primeira vez o canal de Suez, despertando preocupações do Estado de Israel.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu