terça-feira, 29 de março de 2011

Novos símbolos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas

 

Brasão


Por intermédio da Portaria nº377 do Ministério da Defesa, de 03 de março de 2011, foi criado o Brasão, o Estandarte e a insígnia de Chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Além destes símbolos, o logotipo do EMCFA, que não está incluído na Portaria, também será utilizado oficialmente.
O Brasão é um escudo circular, terciado em palas. Tem a central branca, carregada com um sabre, sobre a lâmina a inscrição "Brasil" e abaixo do punho, a inscrição "EMCFA", ambas em ouro, conjunto encimado pelo símbolo da Marinha. A destra verde oliva, carregada com símbolo do Exército. A sinistra azul, carregada com o símbolo da Força Aérea. Traz um escudo envolvido por uma corrente, simbolizando a união e a coesão das Forças Armadas e é ornamentado por uma coroa de louros dourada com um laço na mesma cor, carregado com a inscrição, em negro, "25 Agosto 2010", data de criação do EMCFA.

Estandarte


O estandarte tem a forma retangular, tipo bandeira universal e franjada de ouro; bordadura amarela, representando o Ministério da Defesa. Traz um campo terciado em faixas: a central branca, em chefe verdeoliva e em contrachefe azul, cores alusivas, respectivamente, à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro e à Força Aérea Brasileira. Em abismo brocante traz o brasão do EMCFA e um laço militar nas cores verde e amarela, carregado com a inscrição "Ministério da Defesa" e "EMCFA", em caracteres dourados.

Insígnia


A insígnia de chefia traz a seguinte descrição: forma retangular, tipo bandeira universal, partida em dois campos. O primeiro campo em amarelo, representando o Ministério da Defesa, carregado, em abismo, com o brasão do EMCFA. O segundo campo terciado em faixas a exemplo do estandarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu