sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Congresso Nacional homenageia a Marinha pelo Dia do Marinheiro.

 

Sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados


A Marinha do Brasil foi homenageada, no dia 9 de dezembro, em uma sessão solene, no Congresso Nacional, para celebrar o Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro, data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil.


Militares da Marinha, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira lotaram o Plenário da Câmara dos Deputados. Entre as autoridades militares presentes estavam o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça; o Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; o General-de-Exército José Elito Carvalho Siqueira; e o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar João Manoel Sandim de Rezende. O Deputado Federal Marco Maia (PT-RS), 1º secretário da Câmara dos Deputados, presidiu a sessão.



Durante a sessão, o Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou a presença da Marinha na desocupação do tráfico no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. “Esse trabalho de apoio às Forças de Segurança merece nossa admiração”. Entre os desafios futuros, ele citou o papel a ser desempenhado pela Marinha na proteção das riquezas do pré-sal. “O futuro guarda uma importância e uma missão ainda mais grandiosa, referente à necessidade da guarda e da defesa das plataformas de petróleo do pré-sal, a defesa do que hoje a Marinha de Guerra já chama acertadamente de Amazônia Azul”, afirmou o autor do requerimento para a homenagem, realizado, também, a pedido da Deputada Federal Rebecca Garcia (PP-AM).


Esq. para a Dir.: Alte Esq Mendonça, Gen. Ex Elito, Alte Esq Moura Neto, Senador Acir Gurgacz, Alte Esq Max e  Ten. Brig. Ar Sandim


As ações sociais da Marinha no apoio às populações ribeirinhas e somente acessíveis por via fluvial, como as da Amazônia, foram citadas como uma das importantes contribuições ao País. Mereceu também registro a participação da Marinha em missões de paz no exterior, lideradas pela Organização das Nações Unidas.


Discursaram em homenagem à Marinha do Brasil os Deputados Federais Marco Maia (PT-RS), Paes De Lira (PTC-SP), Aldo Rebelo (PcdoB-SP), Colbert Martins (PMDB-BA) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Ainda em homenagem ao Dia do Marinheiro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte realizou, na manhã do dia 7 de dezembro, uma Sessão Solene, ocasião em que o Presidente da Casa e propositor da homenagem, Deputado Estadual Robinson Faria, destacou a importância da Marinha para o Brasil e ressaltou a atuação da Força no Estado. Ele citou os diversos eventos em que o Comando do 3º Distrito Naval teve participação ativa, descrevendo as ações sociais desenvolvidas na cidade e dando ênfase à atuação da Instituição no acidente aéreo envolvendo o vôo 447 da Air France.


Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte


Além da homenagem à Marinha, a Assembleia Legislativa concedeu os Títulos de Cidadão norte-rio-grandenses ao Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho, e ao Chefe do Estado-Maior do Comando do 3º Distrito Naval, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cesar Colmenero Lopes, descrevendo a carreira de cada um dos agraciados e citando os motivos que os tornaram merecedores da citada honraria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu