sexta-feira, 29 de outubro de 2010

68 Anos de criação da Força Naval do Nordeste


Autoridades presentes à cerimônia


A Esquadra e o Clube Naval comemoraram, no dia 05 de outubro, na Base Naval do Rio de Janeiro, os 68 anos da Força Naval do Nordeste (FNNE), criada para aumentar a capacidade de combate da Marinha do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial.
Em fevereiro de 1942, navios mercantes brasileiros começaram a ser torpedeados e, em agosto do mesmo ano, um único submarino alemão afundou seis navios com a nossa bandeira, resultando na morte de 607 pessoas. Após este fato, o Presidente Getúlio Vargas declarou “Estado de Guerra” contra as nações do Eixo.
A criação da Força Naval do Nordeste fez parte do rápido e intenso processo de reorganização das forças navais brasileiras para adequar-se à situação de conflito. Sua árdua e intensa vida operativa contribuiu para a livre circulação nas linhas de comunicação do Atlântico Sul.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Eduardo Monteiro Lopes, e contou com a presença de autoridades militares da ativa e da reserva. Entre elas, o Almirante-de-Esquadra Alfredo Karam, ex-Ministro da Marinha e oficial mais antigo presente, dentre os componentes da Força Naval do Nordeste.
Presentes, ainda, o Almirante-de-Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, ex-Ministro da Marinha; o Almirante-de-Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, ex-Comandante da Força; e o Presidente do Clube Naval, Vice-Almirante Ricardo Antônio da Veiga Cabral.



Alocução do Contra-Almirante Moacyr Mirabeau de Carvalho Soares

  Durante o evento, o Contra-Almirante (Médico) Moacyr Mirabeau de Carvalho Soares relembrou e detalhou as ricas experiências vivenciadas pelas tripulações brasileiras durante o conflito. Após a oração, proferida pelo Capelão Naval do ComemCh, foi realizada aposição floral junto ao busto do Almirante Soares Dutra, primeiro e único Comandante da Força Naval do Nordeste, e conduzidos toques de silêncio, alvorada e vitória, em homenagem aos integrantes da FNNE falecidos.



Aposições florais no busto do Almirante Soares Dutra




Autoridades, convidados e integrantes da Força Naval do Nordeste




Congraçamento na Praça D´Armas do ComemCh, com os integrantes da FNNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu