sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CRUZ DE CAMPANHA DA MARINHA DO BRASIL NA 1ªGUERRA

 
Cruz de Campanha Brasileira
Medalha da Marinha Brasileira da 1ª Guerra Mundial
 
O Brasil que tentara se manter neutro numa conflagração que pouco lhe dizia respeiro, como a 1ª Guerra, vendo seus navios mercantes afundados por submarinos alemães, acabou entrando na guerra ao lado dos aliados. Um seleto grupo de aviadores, uma missão médica e uma divisão naval constituíram a participação brasileira na Grande Guerra. Apenas duas condecorações foram criadas pelo Governo Brasileiro para recompensar os serviços ligados à 1ª Guerra Mundial. Uma delas foi a Cruz de Campanha foi criada especialmente para agraciar os que tomaram parte em serviços de guerra, inclusive civis.
 
Estado de Conservação: 90%. Medalha fabricada em bronze, fita original e em perfeito estado de conservação. Marcada na lateral "Casa da Moeda". Esta é uma condecoração simplesmente quase impossível de aparecer dado o seu grau de raridade e poucas unidades concedidas.

12 comentários:

  1. Não não meu amigo, não vendo medalhas, apenas de caráter histórico.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho uma destas medalhas sem a fita, foi achada pelo meu irmão em frente a cruz da guerra dos farrapos, em uma das cidades que occoreu a gruerra, Viamão.
    Gostaria de saber qual o valor estimado da medalha, pois quero vendê-la e não tenho idéia do seu valor.
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    De qual medalha exatamente vocÊ está falando?
    A Cruz de Campanha? Se puder me informar os detalhes gravados na parte metálica eu posso tentar ajudá-la.
    Obrigado,
    Matheus

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Tenho uma cruz de campanha que estava em poder de meu pai. Talvez tenha ganhado de alguem.
    Porém a fita é verde e amarela.
    Poderia me dizer se existia com a fita nestas cores? eu desconfio que possa ser uma réplica. No entanto é de bronza e a presilha, estilo joaninha é muito antiga também.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de dizer: esta marcado "casa da Moeda" na borda da aste inferior.

    ResponderExcluir
  6. Olha, segundo a informação que eu tenho a Cruz de Campanha não possuia fita verde e amarela, provavelmente alguém deve ter mandado colocar esta fita nela, pois a original era em cores diferentes.
    Se quiser conferir dá uma olhada na página: www.anvfeb.com.br ou até mesmo fazer uma visita ao Museu da FEB, na Rua das Marrecas, ANVFEB-RJ, no site tem o endereço completo.
    Atenciosamente,
    Matheus

    ResponderExcluir
  7. Existe a Cruz de Campanha da MB na 1ªGuerra e a Cruz de Campanha da FEB, já na 2ªGuerra Mundial, vc tem que ver direitinho qual delas vc está falando.

    ResponderExcluir
  8. A que tenho é igual a da foto que você postou acima,porém com a fita verde com listra amarela no meio.

    ResponderExcluir
  9. Atrás em roda de um circulo tem os dizeres: *Grande Guerra Brasil *

    E dentro do circulo menor:

    em cima 1917, depois tem um traço e em baixo diz 1918

    ResponderExcluir
  10. Se puderes me mandar uma foto, posso tentar te ajudar nessa informação.

    matheus.naval@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. ok.segue e-mail.

    ResponderExcluir

Quem sou eu