sábado, 15 de maio de 2010

Ministério da Defesa entrega medalhas pelo Dia da Vitória




Brasília, 12/05/2010
- O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, representando o Ministro da Defesa, coordenou nesta quarta-feira (12/05), no Monumento Nacional em Homenagem aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, a cerimônia do Dia da Vitória. Durante a solenidade, 323 personalidades, entre civis, militares e instituições, foram agraciadas com a Medalha da Vitória.


O Dia da Vitória rememora, todos os anos, os principais feitos das Forças Armadas Brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial, terminada há 65 anos. Pela primeira vez, em uma cerimônia pública do Ministério da Defesa, a Banda Sinfônica e Coro do Corpo de Fuzileiros Navais tocou o Hino da Defesa.

Entre os homenageados encontram-se 21 servidores civis mortos no acidente com o Veículo Lançador de Satélites (VLS-1), na base de lançamento de Alcântara, em 2003. Receberam igualmente a medalha os 16 militares da Força de Paz no Haiti (Minustah), falecidos naquele país durante o grande terremoto de 12 de janeiro de 2010.

A comenda foi dada a 33 associações, empresas ou personalidades que auxiliaram as vítimas do terremoto no Haiti. Quatro organizações militares foram homenageadas por relevantes serviços: International Military Sports Council (Cism), Comando do 2º. Esquadrão de Escolta, 11º. Batalhão de Engenharia de Construção e Base Aérea de Natal.

A Medalha da Vitória, criada em 2004, destina-se a agraciar militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares e as organizações militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para a difusão dos feitos da Força Expedicionária Brasileira e dos demais combatentes brasileiros durante a 2ª. Guerra Mundial.

Destina-se também a homenagear personalidades que participaram de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integraram missões de paz, prestaram serviços relevantes ou apoiaram o Ministério da Defesa no cumprimento de sua missão Constitucional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu